Perguntas Frequentes

Achados e perdidos

Caso esqueça algum objeto em nossos ônibus, você pode entrar em contato imediatamente com a garagem de destino da viagem para verificar se algum de nossos colaboradores encontrou o seu pertence.

**Atendimento: Das 7h30min às 11h50min e das 13h10min às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.**

Bagagem extraviada

Caso a bagagem sofra algum dano ou extravio, procure imediatamente o colaborador responsável que estiver no local do desembarque. Um formulário de reclamação de bagagem deve ser preenchido e as cópias da passagem e do ticket de bagagem devem ser anexadas ao documento, que será encaminhado à empresa.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna, com os dados pessoais e telefones para contato.

Limite de bagagem

O transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta embrulhos está incluso no preço da passagem, porém, deve obedecer os limites máximos de peso e dimensão:

- no bagageiro – trinta quilos de peso total e volume máximo de 300 decímetros cúbicos (0,3 metros cúbicos). A maior dimensão tem limite de um metro.

- no porta embrulhos – cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao espaço, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.

**Peso da bagagem: 30Kg**

Excedida a franquia, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos etc.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna.

Locais de embarque e desembarque

O embarque deve ser feito exclusivamente no local indicado na passagem.

Para garantir a segurança, o desembarque será realizado nos pontos oficiais de parada. O desembarque fora desses locais só ocorrerá em regiões nas quais a segurança dos demais passageiros não seja comprometida. Para solicitá-lo, é necessário estar apenas com bagagem de mão, já que o bagageiro não pode ser aberto nessas circunstâncias.

Passe de idoso

A gratuidade para as linhas Intermunicipais é concedida a pessoas com 65 anos de idade ou mais (de acordo com a Portaria DETRO/PRES. Nº 811 de 10 de abril de 2007).

Para a concessão da gratuidade em Linhas Intermunicipais, deverão ser respeitadas as seguintes observações:

- Ter idade maior ou igual a 65 anos;

- Apresentar documento de identificação original, com foto;

- Solicitar o bilhete com no mínimo 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque; podendo solicitar também a emissão de bilhete de viagem de retorno;

Para a concessão da gratuidade em linhas Interestaduais (Lei nº. 10.741/2003, art. 40), deverão ser respeitadas as seguintes observações:

- Ter idade maior ou igual a 60 anos;

- Documento de identificação com foto;

- Apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos;

- Limitação de 02 (duas) poltronas gratuitas por ônibus de serviço convencional;

- Quando as 02 (duas) vagas gratuitas já estiverem preenchidas, o idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, terá o desconto de 50% (cinquenta por cento) do valor da passagem para os demais assentos.

O "bilhete de viagem do idoso" só poderá ser solicitado nas cidades que sejam locais de embarque da linha em que o idoso deseja viajar (ponto de seção).

OBS: A transportadora está limitada a oferecer apenas 02 (duas) poltronas por veículo, em horário convencional, sendo assim, programe sua viagem com antecedência e dirija-se a um de nossos guichês para adquirir a sua passagem.

- O bilhete de gratuidade para IDOSO, quando vencido, não pode ser utilizado ou trocado.

- Após os prazos, os 02 (dois) assentos reservados poderão ser comercializados pela empresa."

Programa universário

O Programa universitário da Viação Cidade do Aço oferece desconto nas passagens para estudantes de graduação em algumas linhas convencionais que ligam Barra Mansa e Volta Redonda a Niterói, Rio de Janeiro e Campo Grande. Conheça o Programa universitário.

Serviço de fretamento

A Viação Cidade do Aço também oferece o serviço de fretamento de ônibus e vans (contínuo ou eventual).

A Viação Cidade do Aço também oferece o serviço de fretamento de ônibus e vans (contínuo ou eventual).

Garagem Rio (colaboradora Mara)

fretamentorio@cidadedoaco.com.br

(21) 2136-4750

Garagem BM (colaboradoras Cristina e Marlene)

fretamento@cidadedoaco.com.br

fretamentobm@cidadedoaco.com.br

(24) 2106-4022

Garagem Resende (colaborador Damasceno)

setorialresende@cidadedoaco.com.br

(24) 3355-1882

Garagem Cruzeiro (colaborador Cláudio)

setorialcruz@cidadedoaco.com.br

(12) 3144-1998

Saiba mais sobre nossos destinos e boa viagem!

Transporte de animais

O animal não pode ser transportado de modo que venha a causar desconforto ou transtorno a outros passageiros. Por isso, deve ser colocado dentro de embalagem padrão, medindo 20cm de largura, 25cm de altura e 30cm de comprimento. Caso não esteja dentro deste padrão, o animal não poderá viajar. Para que o embarque seja autorizado, também serão necessários alguns documentos:

Para cães e gatos - O animal deve possuir o laudo ou atestado de sanidade assinado por médico veterinário, emitido até 15 dias anteriores a viagem e estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria. Vale lembrar que a empresa não tem obrigação, por lei, de embarcar o animal de estimação. Exceto os cães guias, estes gozam de prerrogativas quanto ao livre trânsito, em todo o território nacional, conforme a lei federal nº 11.126/2005.

para os demais animais - Além do laudo ou atestado de sanidade e da caderneta de vacinação própria, necessitam de uma Guia de Trânsito de Animal (GTA), que é expedida pela Delegacia Federal da Agricultura (ou outra representação do Ministério da Agricultura). Esse documento tem validade somente para um sentido de viagem.

Troca ou cancelamento de passagens

**TROCA DE PASSAGEM Interestadual (viagens para fora do estado):**

**Até 3h antes do horário de partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença) nas agências da empresa. Após esse prazo, a troca só será permitida nas agências da empresa, para a mesma linha, seção e sentido com a cobrança da taxa de 20% do valor da tarifa. Resolução ANTT 4.282/14**

**Intermunicipal (viagens para dentro do estado):**

**Até 1h antes do horário previsto para a partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença) nas agências da empresa. Caso o cliente não informe para a empresa a intenção da troca da passagem até o período de embarque, a passagem passa a ser inválida depois da partida. Decreto Estadual 39.683/06**

*CANCELAMENTO DE PASSAGENS:**

**Interestadual (viagens para fora do estado): Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento. Resolução ANTT 4.282/14**

**Intermunicipal (viagens para dentro do estado):**

**Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento. Decreto Estadual 39.683/06**

Viajando com crianças e adolescentes

NÃO É NECESSÁRIA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DE VIAGEM PARA DENTRO DO BRASIL, (ARTIGO 83 DA LEI Nº 8069/90, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), NOS SEGUINTES CASOS:

Adolescente (pessoas entre 12 e 18 anos de idade)

Pode viajar DESACOMPANHADO, portanto a Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho ou Passaporte.

CRIANÇA (pessoa entre zero e 12 anos incompletos)

Quando estiver acompanhada de algum desses parentes: pai, mãe, tio, tia, avô, avó, irmão, desde que sejam maiores de idade e que comprovem, através de documento, o parentesco.

Atenção: no caso de tios e avós, só é possível comprovar o parentesco através da certidão de nascimento da criança (original ou fotocópia autenticada).

Criança

Se a criança estiver acompanhada de pessoa maior de idade, deve ser feita uma autorização expressa pelo pai ou mãe ou responsável legal. Neste caso, a autorização feita deve ser acompanhada de:

- Fotocópia da identidade de quem autorizou;

- Identidade ou certidão de nascimento da criança (original ou fotocópia autenticada).

A Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) é FEDERAL, portanto, vale para todo território nacional.