Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Caso tenha alguma dúvida, talvez possa achar na lista abaixo.

Caso esqueça algum objeto em nossos ônibus, você pode entrar em contato imediatamente com a garagem de destino da viagem para verificar se algum de nossos colaboradores encontrou o seu pertence.

**Atendimento: Das 7h30min às 11h50min e das 13h10min às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.**

Caso a bagagem sofra algum dano ou extravio, procure imediatamente o colaborador responsável que estiver no local do desembarque. Um formulário de reclamação de bagagem deve ser preenchido e as cópias da passagem e do ticket de bagagem devem ser anexadas ao documento, que será encaminhado à empresa.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna, com os dados pessoais e telefones para contato.

O transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta embrulhos está incluso no preço da passagem, porém, deve obedecer os limites máximos de peso e dimensão:

– no bagageiro – trinta quilos de peso total e volume máximo de 300 decímetros cúbicos (0,3 metros cúbicos). A maior dimensão tem limite de um metro.

– no porta embrulhos – cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao espaço, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.

**Peso da bagagem: 30Kg**

Excedida a franquia, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos etc.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna.

O embarque deve ser feito exclusivamente no local indicado na passagem.

A VIAÇÃO CIDADE DO AÇO NÃO SE RESPONSABILIZA PELO EMBARQUE FORA DOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS. POR ISSO, PARA A SUA SEGURANÇA E CONFORTO, DÊ PRIORIDADE AO EMBARQUE NOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS.

Para garantir a segurança, o desembarque será realizado nos pontos oficiais de parada.

O desembarque fora desses locais só ocorrerá em regiões nas quais a segurança dos demais passageiros não seja comprometida. Para solicitá-lo, é necessário estar apenas com bagagem de mão, já que o bagageiro não pode ser aberto nessas circunstâncias.

NO SERVIÇO EXECUTIVO (BARRA MANSA X RIO e RIO X BARRA MANSA), O EMBARQUE OU DESEMBARQUE SÓ PODE SER FEITO NOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS.

A gratuidade para as linhas Intermunicipais é concedida a pessoas com 65 anos de idade ou mais (de acordo com a Portaria DETRO/PRES. Nº 811 de 10 de abril de 2007).

Para a concessão da gratuidade em Linhas Intermunicipais, deverão ser respeitadas as seguintes observações:

– Ter idade maior ou igual a 65 anos;

– Apresentar documento de identificação original, com foto;

– Solicitar o bilhete com no mínimo 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque; podendo solicitar também a emissão de bilhete de viagem de retorno;

Para a concessão da gratuidade em linhas Interestaduais (Lei nº. 10.741/2003, art. 40), deverão ser respeitadas as seguintes observações:

– Ter idade maior ou igual a 60 anos;

– Documento de identificação com foto;

– Apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos;

– Limitação de 02 (duas) poltronas gratuitas por ônibus de serviço convencional;

– Quando as 02 (duas) vagas gratuitas já estiverem preenchidas, o idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, terá o desconto de 50% (cinquenta por cento) do valor da passagem para os demais assentos.

O “bilhete de viagem do idoso” só poderá ser solicitado nas cidades que sejam locais de embarque da linha em que o idoso deseja viajar (ponto de seção).

OBS: A transportadora está limitada a oferecer apenas 02 (duas) poltronas por veículo, em horário convencional, sendo assim, programe sua viagem com antecedência e dirija-se a um de nossos guichês para adquirir a sua passagem.

– O bilhete de gratuidade para IDOSO, quando vencido, não pode ser utilizado ou trocado.

– Após os prazos, os 02 (dois) assentos reservados poderão ser comercializados pela empresa.”

O Programa universitário da Viação Cidade do Aço oferece desconto nas passagens para estudantes de graduação em algumas linhas convencionais que ligam Barra Mansa e Volta Redonda a Niterói, Rio de Janeiro e Campo Grande. Conheça o Programa universitário.

A Viação Cidade do Aço também oferece o serviço de fretamento de ônibus e vans (contínuo ou eventual).

A Viação Cidade do Aço também oferece o serviço de fretamento de ônibus e vans (contínuo ou eventual).

Garagem Rio (colaboradora Mara)

fretamentorio@cidadedoaco.com.br

(21) 2136-4750

Garagem BM (colaboradoras Cristina e Marlene)

fretamento@cidadedoaco.com.br

fretamentobm@cidadedoaco.com.br

(24) 2106-4022

Garagem Resende (colaborador Damasceno)

setorialresende@cidadedoaco.com.br

(24) 3355-1882

Garagem Cruzeiro (colaborador Cláudio)

setorialcruz@cidadedoaco.com.br

(12) 3144-1998

Saiba mais sobre nossos destinos e boa viagem!

O animal não pode ser transportado de modo que venha a causar desconforto ou transtorno a outros passageiros. Por isso, deve ser colocado dentro de embalagem padrão, medindo 20cm de largura, 25cm de altura e 30cm de comprimento. Caso não esteja dentro deste padrão, o animal não poderá viajar. Para que o embarque seja autorizado, também serão necessários alguns documentos:

Para cães e gatos – O animal deve possuir o laudo ou atestado de sanidade assinado por médico veterinário, emitido até 15 dias anteriores a viagem e estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria. Vale lembrar que a empresa não tem obrigação, por lei, de embarcar o animal de estimação. Exceto os cães guias, estes gozam de prerrogativas quanto ao livre trânsito, em todo o território nacional, conforme a lei federal nº 11.126/2005.

para os demais animais – Além do laudo ou atestado de sanidade e da caderneta de vacinação própria, necessitam de uma Guia de Trânsito de Animal (GTA), que é expedida pela Delegacia Federal da Agricultura (ou outra representação do Ministério da Agricultura). Esse documento tem validade somente para um sentido de viagem.

CANCELAMENTO DE PASSAGENS NO SITE (Somente para compras feitas em www.cidadedoaco.com.br)

Antes da sua viagem, desde que respeitadas as informações abaixo, o cancelamento poderá ser feito com até 5 (cinco) horas de antecedência.

Como cancelar sua passagem no site www.cidadedoaco.com.br?

  1. Acesse a área MEU PEDIDO, no canto superior direito do site, insira o NÚMERO DO PEDIDO e o seu E-MAIL cadastrado no ato da compra.
  • Vá em CANCELAR PEDIDO. Importante: Caso esteja dentro do prazo (pelo menos 5h de antecedência da viagem), um e-mailde confirmação de cancelamento será enviado ao cliente (certifique-se de que o seu e-mail tenha sido digitado corretamente e esteja funcionando normalmente).

 

  • No seu e-mail recebido, clique em CANCELAMENTO DE PASSAGENS. Importante: Depois do prazo de 5h, aparecerá uma tela de erro e a compra ficará com status de “CANCELAMENTO PENDENTE”.

 

  • Você receberá outro e-mail informando que “SUA COMPRA FOI CANCELADA!”, juntamente com o NÚMERO DO PEDIDO no site cidadedoaco.com.br.

 

E SE EU NÃO RECEBER O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DE COMPRA OU CANCELAMENTO DE PASSAGEM?

Entre em contato com o e-mail comercial@cidadedoaco.com.br e informe o seu nome completo, itinerário, horário da compra, poltrona e e-mail utilizado.

Horário de atendimento: 7h45min às 11h45min, das 13h15min às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

CANCELAMENTO DE PASSAGENS NA AGÊNCIA**

Interestadual (viagens para fora do estado): Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento. Resolução ANTT 4.282/14**

Intermunicipal (viagens para dentro do estado):**

**Até 3h antes do horário previsto para embarque da sua passagem atual, você poderá solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago, com retenção de 5% de multa. Após esse prazo, você não poderá mais solicitar reembolso ou cancelamento. Decreto Estadual 39.683/06**

 

TROCA DE PASSAGEM Interestadual (viagens para fora do estado):**

**Até 3h antes do horário de partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença) nas agências da empresa. Após esse prazo, a troca só será permitida nas agências da empresa, para a mesma linha, seção e sentido com a cobrança da taxa de 20% do valor da tarifa. Resolução ANTT 4.282/14**

 

Intermunicipal (viagens para dentro do estado):**

**Até 1h antes do horário previsto para a partida, você pode realizar a troca sem custo (apenas com a restituição ou cobrança da diferença) nas agências da empresa. Caso o cliente não informe para a empresa a intenção da troca da passagem até o período de embarque, a passagem passa a ser inválida depois da partida. Decreto Estadual 39.683/06**

 

IMPORTANTE: OS PROCEDIMENTOS DE TROCA (REMARCAÇÃO) OU CANCELAMENTO DE PASSAGENS NÃO PODEM SER FEITOS VIA TELEFONE OU E-MAIL.

CERTIFIQUE-SE DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS NOSSAS AGÊNCIAS AQUI, E ATENTE PARA O PRAZO DE ANTECEDÊNCIA PARA A REALIZAÇÃO DE TROCA E CANCELAMENTO DE PASSAGENS.

Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais
ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

§ 1º A AUTORIZAÇÃO NÃO SERÁ EXIGIDA QUANDO:

a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana; (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado: (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)

1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

§ 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

0800 886 1000
0800-8800144 para deficientes de fala e audiçãoOutros telefones: 0800-8880809