Origem
Destino
Data de saída
Data da volta

Programa universitário

Disponível em algumas linhas convencionais que ligam Barra Mansa e Volta Redonda a Niterói, Rio de Janeiro e Campo Grande, o Programa Universitário é destinado aos estudantes de graduação em nível superior que fazem faculdade em cidades distantes de suas residências. Após realizar o cadastro e receber a carteirinha, o aluno pode comprar passagens com valores reduzidos.

Confira as linhas atendidas pelo Programa*:

  • Barra Mansa x Campo Grande (via Volta Redonda)
  • Volta Redonda x Campo Grande
  • Barra Mansa x Rio de Janeiro (via Volta Redonda)
  • Barra Mansa x Niterói (via Volta Redonda)
  • Volta Redonda x Rio de Janeiro
  • Volta Redonda x Niterói

*Nos dois sentidos, apenas nos serviços convencionais.

O Sistema de Venda de Passagens para Estudantes Universitários, lançado pela Viação Cidade do Aço em outubro de 2005, faz parte das ações de Responsabilidade Social da empresa. Faça o download da ficha de cadastro.

Para entender melhor como o programa funciona, clique nas perguntas abaixo.

Faço pós-graduação. É possível comprar passagens no programa?

Não. Somente estudantes do curso de graduação em nível superior, com o perfil exigido pela Viação Cidade do Aço, podem participar do programa de venda de passagens para estudantes universitários.

Não são contemplados: estágio remunerado (ou não remunerado), pós-graduação, cursos de especialização, mestrado, universitários com renda própria e outros.

O programa permite viajar em qualquer serviço ou horário da empresa?

Não, apenas nos ônibus e horários de serviços convencionais que fazem parte do programa. Os horários de partida estarão disponíveis no ato da compra de passagens.

Quais são os procedimentos e documentos para o cadastro?

O cadastro é realizado na sede da Viação Cidade do Aço, em Barra Mansa (Rodovia Presidente Dutra, km 269). Serão necessários os seguintes documentos:

  • 2 (duas) fotos 3×4 coloridas
  • Xerox e original de comprovante de residência no nome dos pais ou do próprio aluno (endereço no Rio de Janeiro, Niterói, Barra Mansa, Volta Redonda ou Campo Grande)
  • Xerox e original da identidade do estudante e de seu responsável (pessoa que consta no comprovante de residência)
  • Xerox e original de comprovante de matrícula na entidade educacional (endereço no Rio de Janeiro, Campo Grande, Niterói, Barra Mansa ou Volta Redonda, diferente do residencial)
  • Formulário preenchido (o formulário é fornecido pela empresa no momento do cadastro, mas para fazer o download agora, clique aqui)

Onde e quando será feito o cadastro?

O cadastro será realizado na sede da Viação Cidade do Aço, em Barra Mansa (Rodovia Presidente Dutra, km 269), no setor de venda de passagens, nos seguintes dias e horários:

  • Quintas-feiras: 13h30min às 16h30min
  • Sábados: 8h às 13h

Domingos e feriados não temos atendimento.

Quais são os requisitos para o cadastro ser efetuado?

  • Residir em Barra Mansa, Volta Redonda ou Campo Grande e estudar no Rio de Janeiro, Niterói ou Campo Grande (ou vice-versa)
  • Ser estudante de curso de graduação em nível superior
  • Apresentar os documentos indicados
  • Comprovar matrícula na entidade educacional

Caso os requisitos acima não sejam comprovados, o pedido de cadastro será indeferido.

Será emitido algum documento comprovando o cadastro?

Sim. Os estudantes receberão uma carteira de identidade escolar.

Como é feita a compra de passagens?

No ato da compra, o estudante deverá apresentar a identidade escolar e o comprovante de pagamento da entidade educacional referente ao mês em curso ou documento comprovando que está matriculado regularmente, válido por, no máximo, 6 meses, ou ainda documento que comprove a frequência regular na entidade. Além disso, assinará um comprovante da compra.

Onde será feita a compra das passagens?

A venda de passagens para os participantes do programa será feita exclusivamente na garagem sede da Cidade do Aço, em Barra Mansa (Rodovia Presidente Dutra, km 269), no Setor de Venda de Passagens, nos seguintes dias e horários:

  • Quintas-feiras: 13h30min às 16h30min
  • Sábados: 8h às 13h

Domingos e feriados não temos atendimento.

Há um limite para a compra de passagens?

Sim. Cada estudante poderá comprar no mínimo 4 (quatro) e no máximo 20 (vinte) passagens por vez. Os bilhetes serão emitidos sem data, hora e número de poltrona definidos.

Outra pessoa poderá comprar as passagens para o estudante?

Sim. Para realizar a compra das passagens, o responsável autorizado no cadastro deverá apresentar o documento de identidade e o comprovante de pagamento, matrícula ou frequência da entidade escolar.

No embarque também será preciso apresentar a identidade escolar?

Sim. Somente será possível embarcar apresentando a passagem do estudante e a identidade escolar ao motorista.

Para marcar data, hora e local, qual deve ser o procedimento?

No caso das linhas Barra Mansa x Rio de Janeiro (via Volta Redonda), Barra Mansa x Niterói (via Volta Redonda) e Volta Redonda x Rio de Janeiro (nos dois sentidos): será necessário apresentar ao bilheteiro do local de embarque a passagem e a identidade escolar emitida pela Cidade do Aço.

Na linha Barra Mansa x Campo Grande (via Volta Redonda), a passagem deve ser entregue diretamente ao motorista, sem necessidade de agendamento. Neste caso, o embarque pode ser feito durante o percurso. Porém, é preciso haver vaga para que o motorista autorize o embarque.

As passagens têm prazo de validade?

Sim. Após a emissão, o estudante tem no máximo 12 (doze) meses para se dirigir à agência e marcar data, hora e poltrona ou embarcar. Após esse prazo, a passagem perde a validade.

O cadastro tem que ser renovado?

Sim. No início de cada período letivo, o estudante deve renovar o cadastro, apresentando comprovante de matrícula da entidade educacional, comprovante de pagamento ou documento que comprove a frequência regular, emitido pela entidade educacional.

A não renovação dos dados bloqueará automaticamente a emissão de passagens.