Origem
Destino
Data de saída
Data da volta

Dúvidas frequentes

Confira algumas dicas da Viação Cidade do Aço para você ter uma viagem sem preocupações.

Achados e Perdidos

Caso esqueça algum objeto em nossos ônibus, você pode entrar em contato imediatamente com a garagem de destino da viagem para verificar se algum de nossos colaboradores encontrou o seu pertence. Veja os telefones e endereços.

Bagagem extraviada

Caso a bagagem sofra algum dano ou extravio, procure imediatamente o colaborador responsável que estiver no local do desembarque. Um formulário de reclamação de bagagem deve ser preenchido e as cópias da passagem e do ticket de bagagem devem ser anexadas ao documento, que será encaminhado à empresa.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna, com os dados pessoais e telefones para contato.

Limite de bagagem

O transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta embrulhos está incluso no preço da passagem, porém, deve obedecer os limites máximos de peso e dimensão:

  • no bagageiro – trinta quilos de peso total e volume máximo de 300 decímetros cúbicos (0,3 metros cúbicos). A maior dimensão tem limite de um metro de volume.
  • no porta embrulhos – cinco quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao espaço, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.
  • Bagagem em viagens interestaduais: 30Kg
  • Bagagem em viagens intermunicipais: 25Kg

Excedida a franquia, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos etc.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna.

Locais de embarque e desembarque

O embarque deve ser feito exclusivamente no local indicado na passagem.

Para garantir a segurança, o desembarque será realizado nos pontos oficiais de parada. O desembarque fora desses locais só ocorrerá em regiões nas quais a segurança dos demais passageiros não seja comprometida. Para solicitá-lo, é necessário estar apenas com bagagem de mão, já que o bagageiro não pode ser aberto nessas circunstâncias.

Passe do idoso

A gratuidade para as linhas Intermunicipais é concedida a pessoas com 65 anos de ou mais (de acordo com a Portaria DETRO/PRES. Nº 811 de 10 de abril de 2007).

Para a concessão da gratuidade em Linhas Intermunicipais, deverão ser respeitadas as seguintes observações:

  • Ter idade maior ou igual a 65 anos;
  • Apresentar documento de identificação original, com foto;
  • Solicitar o bilhete com no mínimo 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque; podendo solicitar também a emissão de bilhete de viagem de retorno;

Para a concessão da gratuidade em linhas Interestaduais (Lei nº. 10.741/2003, art. 40), deverão ser respeitadas as seguintes observações:

  • Ter idade maior ou igual a 60 anos;
  • Documento de identificação com foto;
  • Apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Limitação de 02 (duas) poltronas gratuitas por ônibus de serviço convencional;
  • Quando as 02 (duas) vagas gratuitas já estiverem preenchidas, o idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, terá o desconto de 50% (cinquenta por cento) do valor da passagem para os demais assentos.
  • O "bilhete de viagem do idoso" só poderá ser solicitado nas cidades que sejam locais de embarque da linha em que o idoso deseja viajar (ponto de seção).

OBS: A transportadora está limitada a oferecer apenas 02 (duas) poltronas por veículo, em horário convencional, sendo assim, programe sua viagem com antecedência e dirija-se a um de nossos guichês para adquirir a sua passagem.
- O bilhete de gratuidade para IDOSO, quando vencido, não pode ser utilizado ou trocado.
- Após os prazos, os 02 (dois) assentos reservados poderão ser comercializados pela empresa."

Programa Universitário

O Programa universitário da Viação Cidade do Aço oferece desconto nas passagens para estudantes de graduação em algumas linhas convencionais que ligam Barra Mansa e Volta Redonda a Niterói, Rio de Janeiro e Campo Grande. Conheça o Programa universitário.

Serviço de fretamento

A Viação Cidade do Aço também oferece o serviço de fretamento de ônibus contínuo ou eventual. Para saber mais, acesse a página: Fretamento.

Transporte de animais

O animal não pode ser transportado de modo que venha a causar desconforto ou transtorno a outros passageiros. Por isso, deve ser colocado dentro de embalagem padrão, medindo 20cm de largura, 25cm de altura e 30cm de comprimento. Caso não esteja dentro deste padrão, o animal não poderá viajar. Para que o embarque seja autorizado, também serão necessários alguns documentos:

  • Para cães e gatos - O animal deve possuir o laudo ou atestado de sanidade assinado por médico veterinário, emitido até 15 dias anteriores a viagem e estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria. Vale lembrar que a empresa não tem obrigação, por lei, de embarcar o animal de estimação. Exceto os cães guias, estes gozam de prerrogativas quanto ao livre trânsito, em todo o território nacional, conforme a lei federal nº 11.126/2005.
  • para os demais animais - Além do laudo ou atestado de sanidade e da caderneta de vacinação própria, necessitam de uma Guia de Trânsito de Animal (GTA), que é expedida pela Delegacia Federal da Agricultura (ou outra representação do Ministério da Agricultura). Esse documento tem validade somente para um sentido de viagem.

Troca ou cancelamento de passagens

Você pode desistir de viajar e receber a devolução obrigatória da importância paga ou revalidar a passagem para outro dia e horário, desde que entre em contato com a Cidade do Aço com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida, pessoalmente em nossas agências próprias, conforme Lei abaixo:

  • Resolução 4.282, de 17 de fevereiro de 2014.
    Art. 7º - Os bilhetes de passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.
    § 5º A partir de 03 (três) horas antes do horário do início da viagem até a data de validade do bilhete, faculta-se à transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação, e com entrega de recibo ao usuário.
    Art. 13 - Antes de configurado o embarque, o passageiro terá direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete, em até 30 (trinta) dias do pedido, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade por meio de formulário fornecido pela transportadora.
    § 1º Para efeito de reembolso do valor pago pelo bilhete dos serviços de transporte rodoviário de passageiros, considera-se configurado o embarque 3 (três) horas antes do horário do início da viagem constante do bilhete de passagem.
    § 2º No caso disposto no parágrafo anterior, o passageiro deverá observar o horário de funcionamento dos guichês de venda de passagem, afixado pela transportadora em local visível, ficando esta obrigada a aceitar a desistência do contrato de transporte pelo contratante, no caso deste não encontrar o guichê em funcionamento no horário estabelecido.
    § 5º Faculta-se às transportadoras, exclusivamente no caso de reembolso, reter até 5% (cinco por cento) sobre o valor da tarifa, a título de comissão de venda e multa compensatória, conforme o caso, e com entrega de recibo ao usuário.

Viajando com crianças e adolescentes

NÃO É NECESSÁRIA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DE VIAGEM PARA DENTRO DO BRASIL, (ARTIGO 83 DA LEI Nº 8069/90, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), NOS SEGUINTES CASOS:

Adolescente (pessoas entre 12 e 18 anos de idade)

Pode viajar DESACOMPANHADO, portanto a Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Trabalho ou Passaporte.

CRIANÇA (pessoa entre zero e 12 anos incompletos)

Quando estiver acompanhada de algum desses parentes: pai, mãe, tio, tia, avô, avó, irmão, desde que sejam maiores de idade e que comprovem, através de documento, o parentesco.

Atenção: no caso de tios e avós, só é possível comprovar o parentesco através da certidão de nascimento da criança (original ou fotocópia autenticada).

Criança

Se a criança estiver acompanhada de pessoa maior de idade, deve ser feita uma autorização expressa pelo pai ou mãe ou responsável legal. Neste caso, a autorização feita deve ser acompanhada de:

  • Fotocópia da identidade de quem autorizou;
  • Identidade ou certidão de nascimento da criança (original ou fotocópia autenticada).

A Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) é FEDERAL, portanto, vale para todo território nacional.