Origem
Destino
Data de saída
Data da volta

Instalações

Vista aérea - Garagem Barra MansaDesde 1995, a nova sede da Viação Cidade do Aço está situada na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. A empresa também possui garagens de apoio presentes no Rio de Janeiro (Santo Cristo), Nova Iguaçu (Evanil), Resende (RJ), Cruzeiro (SP) e São Lourenço (MG).

Para garantir a qualidade dos serviços oferecidos aos colaboradores e clientes, a Viação Cidade do Aço mantém vários setores especializados. Para conhecê-los, clique nas áreas de interesse abaixo.

Gerência de Manutenção

Gerencia pessoas e recursos materiais que garantem, além do bom funcionamento das garagens matriz e de apoio, a segurança e a qualidade de vida de colaboradores e clientes.

Abastecimento e Inspeção Básica

Abastecimento e Inspeção BásicaTodos os ônibus, ao chegarem à garagem, são inspecionados rigorosamente. Limpeza, abastecimento, coleta de informações do veículo com a utilização de sistema on-line e a manutenção preventiva e corretiva podem fazer parte deste processo, caso sejam identificadas ocorrências descritas no Registro Técnico de Manutenção (RTM).

Almoxarifado

AlmoxarifadoO almoxarifado da Viação Cidade do Aço conta com um estoque constante de peças, ferramentas e outros materiais para a manutenção predial e periódica dos veículos.

Borracharia

BorrachariaOs pneus representam partes de grande importância para todo e qualquer veículo automotor. A segurança dos motoristas e clientes depende de sua qualidade, correta utilização e manutenção. O setor de borracharia é o elo entre a segurança e o conforto dos clientes e colaboradores.

Capotaria

CapotariaO setor de capotaria é responsável pela produção do estofamento dos assentos, tapeçaria dos ônibus e também pela troca e instalação dos para-brisas. A capotaria armazena todo o material necessário, como o couro, linhas e máquinas de costura especiais para garantir o conforto interno de cada ônibus da empresa.

Controle de Manutenção

Setor administrativo da manutenção que faz o controle da quilometragem de conjuntos (bateria, bobinas, motores etc.), pneus, óleo diesel, revisões preventivas e corretivas, além do controle de extintores de toda a frota da empresa. Também faz o controle dos veículos auxiliares da empresa.

Departamento de Oficina

Este setor também é a sala dos encarregados da manutenção. No Departamento de Oficina, além da digitação do RTM (Registro Técnico de Manutenção), também é feito o controle de gastos com filtros, óleo diesel etc. O controle da chave dos armários dos colaboradores da manutenção também é realizado neste setor.

Departamento de Pneus

Depósito de PneusNeste setor estão armazenados os pneus utilizados nos ônibus e veículos auxiliares da Viação Cidade do Aço.

Elétrica Predial e de Autos

Elétrica Predial e de AutosSão setores responsáveis pela manutenção e instalação de equipamentos elétricos, instalação predial e de autos.

Eletroeletrônica

EletroeletrônicaGarantir o perfeito funcionamento dos sistemas eletroeletrônicos dos veículos e ônibus da empresa é o objetivo dessa área. A chegada de novos ônibus, com tecnologia de ponta, dão a este setor uma importante funcionalidade.

Ferramentaria e solda

Ferramentaria e soldaAtende às necessidades da empresa em serviços referentes ao corte, dobra, solda, montagem etc.

Lanternagem

O trabalho de lanternagem exige técnica, habilidade e competência. Retratação de chapas metálicas, cauterização, reparação de danos, tratamento anticorrosivo etc. são atividades desenvolvidas neste setor para garantir que tudo fique perfeito.

Lavador de Peças

Setor responsável pela lavagem de peças e componentes dos veículos da empresa.

Lavanderia

Setor terceirizado, garante a limpeza e a perfeita utilização, lavando, passando, embalando e esterilizando, mantas, cobertores, capas, cortinas, toalhas, lençóis etc., existentes nos ônibus e setores da empresa.

Lubrificação

O setor de Lubrificação garante o funcionamento e a vida útil das peças utilizadas nos veículos da empresa. Realiza além da lubrificação de peças, a troca de óleo de motores, elementos diesel, filtros etc.

Montagem de Motores

Assegura a perfeita montagem de motores, caixas de marcha e diferencial.

Pintura e Cabine de Pintura

Estes setores garantem o estoque de tintas e a pintura dos veículos dentro dos mais rígidos padrões de qualidade a fim de proporcionar, além da proteção ao meio ambiente, uma perfeita harmonia na identidade visual da frota.

Recuperação de Conjuntos

É responsável pela recuperação de pistões, válvulas, cilindros, catracas, cuícas de freio etc.

Refrigeração

RefrigeraçãoAssegurar a qualidade de vida dos colaboradores e clientes exige profissionalismo. Por isso, o setor de refrigeração foi criado para garantir a correta instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus, agências e ambientes da empresa.

Sala de Treinamento

Sala de treinamentoNa sala de treinamento são realizados cursos, palestras e eventos destinados ao crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa.

Tornearia

TorneariaO Setor de tornearia foi criado para oferecer soluções práticas e rápidas na usinagem, confecção e ajuste de peças, roscas, fresa, plaina etc.

 

Gerência Tráfego

Responsável por garantir o perfeito funcionamento do transporte oferecido aos clientes e colaboradores, bem como a análise e planejamento de horários, características técnicas dos veículos e o treinamento e desenvolvimento do seu capital humano.

CCO - Centro de Controle Operacional

É responsável pela análise, controle, acompanhamento de informações das câmeras de segurança, GPS e disco diagrama de tacógrafo. Cabe ao setor, também, o gerenciamento de ocorrências (multas, elogios e reclamações) referentes aos serviços prestados pela empresa.

Escala

Este setor define, planeja, controla e coordena pessoas (motoristas e cobradores), itinerários e horários, bem como o capital humano responsável pela condução segura nas viagens do dia a dia.

Fretamento

FretamentoResponsável pela organização, planejamento e controle do aluguel de ônibus para viagens nacionais e internacionais, fretamento contínuo e eventual.

Hotel de trânsito

Hotel de trânsitoPara garantir o conforto de seus colaboradores, a Viação Cidade do Aço disponibiliza aos motoristas e cobradores o hotel de trânsito. Silencioso, limpo e refrigerado, o ambiente conta com camas confortáveis, lençóis, fronhas, cobertores e toalhas sempre limpas. Localizado na garagem de Barra Mansa, também disponibiliza um espaço para passar roupa e tomar banho.

Sala dos Instrutores

Trata-se de um ambiente para reunião entre motoristas instrutores e motoristas, objetivando orientação, treinamento, avaliações etc., para a melhoria dos serviços e técnicas na condução de veículos.

Serviço de Apoio Técnico Operacional

Setor responsável pela orientação de cobradores, conferência de documentos, apoio aos pontos de venda (agências), criação e exclusão de seções etc.

Venda de Passagens para Estudantes Universitários

Este setor oferece aos estudantes universitários cadastrados a possibilidade adquirir passagens do programa social da empresa com valores menores.

Gerência Administrativa

É responsável pela organização, planejamento, análise e controle dos vários recursos da empresa: materiais, financeiros e humanos.

Arrecadação

Integra os setores de Conferência e Acerto de Contas para a arrecadação, controle e conferência de documentação fiscal, passagens vendidas nos ônibus, agências e setores de Encomendas.

Contabilidade

Registra os atos e fatos contábeis da empresa, sendo importante para a tomada de decisões estratégicas.

CTO – Centro Técnico Operacional

O CTO foi criado para acompanhar as tendências de mercado capazes de influenciar nos cenários da empresa. Controle, análise e acompanhamento de indicadores de resultados e implantação de sistemas etc. facilitam a gestão da empresa e a tomada de decisões, garantindo, assim, o alcance de metas e objetivos estratégicos.

Departamento Pessoal

Responsável pela gestão das rotinas que envolvem a vida profissional do colaborador dentro da empresa: controle de ponto, admissão, férias, cálculos trabalhistas, benefícios etc.

Patrimônio

Garante a gestão de materiais administrativos (recebimento, conferência, aquisição de passagens, controle e distribuição etc.), de produtos e serviços, bem como a coordenação dos bens patrimoniais da empresa.

TI – Tecnologia da Informação

Garante, além da segurança e do gerenciamento da informação, a inovação tecnológica da empresa, bem como o perfeito funcionamento e a instalação de equipamentos, programas de informática nas garagens e agências da empresa.

Assessoria de Comunicação e Marketing

Com o planejamento e gerenciamento de ações e informações (Internet, propaganda, informativos etc.) garante a ligação entre a empresa e o seu público-alvo (clientes internos e externos).

Jurídico

Setor responsável por oferecer assistência jurídica à empresa e aos seus colaboradores.

Gestão de Pessoas

O setor de gestão de pessoas completa o ciclo entre a empresa e o seu capital humano, com a finalidade de selecionar, gerir, garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida dos seus colaboradores, conforme a filosofia empresarial.

Escritório da Qualidade

Controla e revisa documentos e manuais que garantem os padrões de qualidade da empresa, bem como sua correta aplicação nos vários setores.

Medicina e Enfermagem do Trabalho

Serviço MédicoResponsável pela promoção e preservação da qualidade de vida dos colaboradores, avalia sua capacidade na realização de atividades, bem como os riscos ocupacionais aos quais estarão expostos.

Restaurantes

RefeitórioA Viação Cidade do Aço possui dois restaurantes: um na garagem de Barra Mansa e o outro na garagem do Rio de Janeiro que distribuem, em média, 500 refeições e 300 lanches por dia.

Preocupada com o bem-estar e a saúde de seus colaboradores, a empresa conta com o auxilio de uma nutricionista que monta os cardápios com uma alimentação balanceada, seguindo as normas do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Segurança do Trabalho

Garante a qualidade de vida dos colaboradores, zelando pela correta utilização de equipamentos de segurança, apuração de acidentes, cumprimento das normas de segurança, palestras e eventos.

Treinamento e Desenvolvimento (T&D)

Garante a atualização do conhecimento profissional dos colaboradores com cursos, palestras, eventos etc. para que possam ser utilizados na melhoria da qualidade dos serviços prestados e na otimização do relacionamento interpessoal.